CPA

Apresentação

De acordo com o artigo 11 da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, as instituições de ensino superior devem constituir a Comissão Própria de Avaliação – CPA. Suas atribuições contemplam a condução dos processos de avaliação interna da IES, da sistematização e da prestação das informações à comunidade acadêmica e à sociedade civil. A CPA foi instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e seu objetivo é o de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes (ENADE).

Dentro desse contexto, a CPA da Faculdade IBS utiliza-se de questionários, tendo a participação de representantes da comunidade interna – docentes, discentes, coordenadores, diretores e corpo técnico-administrativo e representante da comunidade civil, uma vez que somente terá legitimidade se for construída por meio de um processo de envolvimento direto e coletivo de toda a comunidade acadêmica em seus diferentes momentos. Assim, o objetivo principal das avaliações é a busca constante da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e dos serviços educacionais prestados pela instituição.